Notícias



As primeiras Jornadas de Ciência de Arouca, uma organização conjunta do Agrupamento de Escolas de Arouca e do Círculo Mais Democracia, realizaram-se nos dias 18 e 19 de dezembro de 2015, subordinadas ao tema "Ciência, Ambiente e Sustentabilidade".

A iniciativa teve como objetivo aproximar várias gerações de cientistas de Arouca, proporcionando encontros entre jovens investigadores arouquenses na diáspora e os futuros cientistas da Escola Secundária de Arouca, que vêm sendo premiados em vários concursos internacionais.

A moderar as sessões, estiveram personalidades nacionais ligadas à ciência, com destaque para Manuel Sobrinho Simões, também ele com raízes familiares em Arouca, e um dos principais impulsionadores das Jornadas.

As sessões foram para além das questões científicas mais específicas, com uma conferência de Alexandre Quintanilha sobre alterações climáticas, uma apresentação do biólogo Júlio Borlido Santos sobre como comunicar ciência, e, pelo escritor Richard Zimler, uma comunicação sobre a relação da ciência com a literatura.

No programa houve também espaço para a inauguração da Oficina da Ciência na Escola Secundária de Arouca e para um conjunto de workshops para ajudar a entender a ciência.

As sessões tiveram lugar na Loja Interativa de Turismo de Arouca, no Terreiro de Santa Mafalda e na Escola Secundária de Arouca.

A organização das jornadas contou com o apoio da Câmara Municipal de Arouca, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) e do AVCOA (Centro de Formação de Associação de Escolas de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis).

Clique aqui para visualizar algumas fotos das Jornadas