Num ambiente leve e aconchegado, com a sala a assemelhar-se, por momentos, a um clube de jazz - dada a apetência da assistência e a atmosfera acolhedora - os lugares acabaram por ser insuficientes para o público que encheu a Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão.
A cantora Cláudia Lira, com o exotismo das vozes de tempos idos ouvidas em 78 rotações, aliada ao ofício dos instrumentistas Luís Melo (guitarra), Paulo Figueiredo (baixo), Ricardo Fonseca (piano), António Secca (bateria), e, menos usual neste tipo de formação, a marcante presença da flauta de Pedro Cerveira, transportaram o público para a era do swing jazz dos anos 30, com o seu apelo dançante, de elegância e boémia, imortalizado no cinema. O público retribuiu com balanço e calorosos aplausos.
Com vidas profissionais variadas, da medicina à engenharia, os seis elementos encontram-se todas as semanas às 19h - daí o nome da banda - sob direção musical do pianista e compositor de jazz Paulo Gomes, que também esteve presente. A simplicidade e cumplicidade com que se apresentaram transmitiu a paixão e o prazer que têm nesta partilha musical.
Para felicidade de todos, o concerto não terminou sem um encore, uma interpretação culminante do tema “A Shine on your Shoes”, num entrosamento já totalmente oleado e solto, que rejubilou definitivamente a assistência.
A seguir ao concerto, intérpretes, associados, e seus convidados, reuniram-se na Cozinha do Mosteiro para um momento de encontro e confraternização, celebrando a entrada do Círculo no seu oitavo ano de vida.
Mais alguns registos fotográficos, neste álbum.
O Círculo Cultura e Democracia agradece encarecidamente o apoio da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda e da Administração do Mosteiro de Arouca para a organização do evento.