Fernanda Mendes e Júlio Machado Vaz nas Conferências de Arouca: como vamos de amor?
No próximo sábado, 29 de fevereiro, no âmbito das “Conferências de Arouca”, o Círculo Cultura e Democracia promove uma conversa com os psiquiatras Fernanda Mendes e Júlio Machado Vaz. Terá lugar às 17 horas no auditório da Loja de Turismo de Arouca.
As alterações culturais e sociais, o ritmo acelerado da vida que nos é imposto, influenciaram o surgimento de diversos formatos de relacionamento amoroso, que não passam necessariamente pelos modelos tradicionais. O casamento e o namoro tradicionais - heterossexuais e monogâmicos - deixaram de ser o único modelo de relacionamento existente, com o aparecimento de novos tipos de relações amorosas, incluindo a substituição das relações amorosas físicas por relações virtuais.
Nos relacionamentos afetivos e amorosos modernos, procura-se viver o momento, sem fazer planos para o futuro, priorizando a qualidade das relações. Nas relações informais, o compromisso deixa de ser uma condição para o sucesso da relação. O aumento do número de divórcios, o adiamento do casamento e da maternidade marcam também os dias que correm.
Em que medida estas alterações nas relações afetivas e amorosas estão a ter impacto na nossa forma de viver em sociedade?
Estes serão alguns dos tópicos a abordar nesta conversa.
As notas biográficas dos oradores encontram-se resumidas aqui.