Notícias



Seguindo os passos das quatro anteriores edições das Jornadas de Ciência de Arouca, está marcado um novo encontro com a Ciência para o dia 13 de dezembro. Uma iniciativa conjunta dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e de Escariz, Círculo Cultura e Democracia e Câmara Municipal de Arouca.

Um DIA DE (cons)CIÊNCIA é o que se propõe para a edição de 2019. A iniciativa visa estimular a curiosidade científica, o questionamento e a reflexão, tendo como destinatários privilegiados os estudantes do ensino secundário, mas na qual toda a comunidade é desafiada a participar.

Nas escolas-sede dos Agrupamentos Escolares, durante a manhã, decorrerão três workshops: Robótica/Inteligência Artificial e Energias Renováveis, na Secundária de Arouca; Ética e Direitos Humanos relacionados com aqueles temas, na Escola Básica e Secundária de Escariz.

À tarde haverá uma sessão pública de apresentação e debate, na qual, para dialogar com os alunos (e demais participantes) sobre as temáticas em apreço, estarão presentes Henrique Lopes Cardoso e Manuel Matos, docentes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Investigadores em Inteligência Artificial e Sistemas Sustentáveis de Energia, respetivamente.
Manuel Sobrinho Simões e Jorge Gonçalves, Professores da UP num outro domínio - o das Ciências da Vida e da Saúde - e dois dos principais impulsionadores das Jornadas, também marcarão presença, assegurando o enquadramento e a moderação da sessão.

A sessão de debate, de entrada livre, é aberta a todos, e decorre na Loja Interativa de Turismo de Arouca, entre as 14h15 e as 17h00. Fique com o programa:

DIA DE (cons)CIÊNCIA
13 de dezembro de 2019

Sessão pública (Loja Interativa de Turismo de Arouca)
Moderador: Jorge Gonçalves

14h15  Acolhimento
14h30  Abertura
     Manuel Sobrinho Simões
14h35  Robótica/Inteligência Artificial - a Ciência e a Ética
     Apresentações: Alunos (ESA/EBSE)
         Henrique Lopes Cardoso (FEUP)
     Discussão
15h30  PAUSA
15h45  Energias Renováveis - a Ciência e a Ética
     Apresentações: Alunos (ESA/EBSE)
 Manuel Matos (FEUP)
     Discussão
16h40  Conclusões
17h00  Fim