Notícias



O papel das Religiões na ordem internacional e na condução da Paz e da Guerra é o tema da “Conferência de Arouca” que se segue. Realiza-se no dia 15 de julho, a partir das 16h30, no Auditório da Loja de Turismo de Arouca.

Frei Bento Domingues, o heterodoxo frade dominicano que prega a liberdade e a transcendência em letra de imprensa, defensor de uma igreja progressista, considerado por muitos um dos maiores teólogos portugueses, e António Marujo, jornalista e autor sobre assuntos religiosos, distinguido, por duas vezes, com o prémio John Templeton para Jornalista Europeu de Religião do Ano, são os oradores convidados.

Discernir religiosidade, religião e instituições religiosas; abordar os problemas, passados e presentes, relacionados com fenómenos religiosos - intolerância e perseguição religiosa, terrorismo, crise dos refugiados, pobreza, etc. - e refletir sobre o lugar do medo, fragilidade humana que tantas vezes degenera a religião e leva a conflitos, mas também sobre as mensagens de esperança que têm vindo do Vaticano, ou se encontram na ideia de universalismo dos livros sagrados, é o que ambos nos propõem.

Os dois são velhos conhecidos e o encontro promete estimular a discussão aprofundada do tema, de forma lúcida, sem porém perder o otimismo. 

O Prof. Arnaldo de Pinho, também ele teólogo e homem de cultura, irá apresentar e comentar os conferencistas.

Mais informações, sobre os oradores e os tópicos das suas intervenções, aqui.