Notícias



João Terleira, um jovem e talentoso tenor, e Nuno Vieira de Almeida, um consagrado pianista de Lied, dar-nos-ão a ouvir um programa que integra canções de Hugo Wolf, Fauré e Tosti, árias de ópera de Mozart e Rossini, e de opereta de Lehár. Dois comentadores falar-nos-ão destas obras, dos seus autores, daquilo que as define e caracteriza, para que, conhecendo-as melhor, melhor as possamos fruir.
 
É uma iniciativa diferente das que têm sido até aqui promovidas, mas sendo a atividade cultural um dos objetivos da Associação Círculo Cultura e Democracia, faz todo o sentido o relevo que assim se dá à arte musical. As palavras do próprio pianista ajustam-se àquilo que se pretende:
 
«Com o esbater das funções culturais do estado, a fronteira entre o que é cultura e o que é entretenimento torna-se cada vez mais ténue, parecendo-me por isso imperioso que um projeto de cariz educacional vingue. A chamada música clássica com obras de mais difícil acesso tem vindo a ser preterida em favor de obras musicais de aparente acesso “mais fácil”.
É esta falácia que gostaríamos de desmentir com um programa comentado preenchido por obras de compositores tão díspares quanto Wolf, Fauré, Mozart ou Rossini.
A cultura deve ser a face performativa da educação e este programa – com uma voz e piano – pretende ilustrar este facto de uma maneira prática: com uma explicação tornar acessível o que parece inatingível.»

O recital e Canto e Piano terá lugar no próximo dia 30 de Julho, pelas 17.00 horas, na Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão, no Mosteiro de Arouca.