No próximo dia 30 de Julho, pelas 17.00 horas, na Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão, no Mosteiro de Arouca, terá lugar um recital de canto e piano, com o tenor João Terleira e o pianista Nuno Vieira de Almeida. É uma iniciativa diferente das que têm sido até aqui promovidas, mas sendo a atividade cultural um dos objetivos da Associação Círculo Cultura e Democracia, faz todo o sentido o relevo que assim se dá à arte musical.
Um jovem e talentoso cantor e um consagrado pianista de lied dar-nos-ão a ouvir um programa que integra canções de Hugo Wolf, Fauré e Tosti, árias de ópera, de Mozart e Rossini, ou de opereta, no caso de Lehár. Dois comentadores falar-nos-ão destas obras, dos seus autores, daquilo que as define e caracteriza, para que, conhecendo-as melhor, melhor as possamos fruir.
As palavras do próprio pianista ajustam-se àquilo que se pretende com esta iniciativa:
“Com o esbater das funções culturais do estado, a fronteira entre o que é cultura e o que é entretenimento torna-se cada vez mais ténue, parecendo-me por isso imperioso que um projeto de cariz educacional vingue. A chamada música clássica com obras de mais difícil acesso tem vindo a ser preterida em favor de obras musicais de aparente acesso ‘mais fácil’. É esta falácia que gostaríamos de desmentir com um programa comentado preenchido por obras de compositores tão díspares quanto Wolf, Fauré, Mozart ou Rossini. A cultura deve ser a face performativa da educação e este programa – com uma voz e piano – pretende ilustrar este facto de uma maneira prática: com uma explicação tornar acessível o que parece inatingível.”
ACCD – Associação Círculo Cultura e Democracia