Memórias

"Novas formas de aprender". Este foi o tema da última Tertúlia organizada pelo Círculo, no passado dia 16 de junho, que reuniu cerca de 20 pessoas, entre as quais vários professores, envolvidos no projeto de Autonomia e Flexibilidade, na biblioteca da Escola Secundária de Arouca.

Para introduzir o tema e moderar a tertúlia, convidou-se o professor Luís Fernandes, diretor do Agrupamento de escolas do Freixo, em Ponte de Lima. O agrupamento ganhou vários prémios na área da robótica e é considerado exemplar pela Microsoft pelo uso da tecnologia na aprendizagem. 
img 0512Esta escola integra o Projeto-Piloto de inovação Pedagógica (PPIP), lançado pelo Ministério da Educação, que implica uma maior exigência em termos de responsabilidade e na autonomia para organizar o calendário escolar, horários, a matriz curricular e os programas, permitindo um ensino mais personalizado, através de um plano focado no aluno. Os professores não são obrigados a aplicar esta pedagogia; existem professores que continuam a ensinar de maneira mais convencional.
 
A pedagogia seguida assenta na capacidade em antecipar o futuro: saber ler o mundo para o integrar na escola; na aprendizagem personalizada, apoiando-se no uso das tecnologias; na valorização não só do sucesso mas também do insucesso: é com os erros que aprendemos. Os resultados conseguidos traduzem-se em maior sucesso escolar; os alunos estão mais bem preparados e conseguem adaptar-se ao ensino convencional.

Por seu lado, os professores da ESA sublinharam que em Arouca também existe aprendizagem personalizada no projeto Autonomia e Flexibilidade, recorrendo-se à transversalidade dos conteúdos. Há também professores que, não aderindo à flexibilidade, desenvolvem outros projetos inovadores. Constatou-se que é sempre difícil definir um programa inovador de ensino e, por vezes, as escolas precisam de um estímulo externo para o fazer.
201806016 assit TerCIR
Foram ainda levantadas diversas questões sobre a experiência da escola do Freixo, tais como: Até que ponto se dá autonomia aos alunos? Como adquirem os conhecimentos? Em que medida esta experiência está a alterar o comportamento dos professores?

De facto, nem todos os professores querem entrar no mundo das novas tecnologias e existem professores que não querem mudar (porque estão bem assim). Ora, ninguém muda quando está a ser pressionado. As orientações não devem ser impostas, e podem demorar tempo antes de ser aceites. Em contrapartida, existem professores que são pioneiros e que demonstram que a suas ideias resultam. Há que valorizá-los.

Foi ainda feita uma referência à experiência educativa na Finlândia, evidenciando-se os seguintes pontos: a autonomia começa no ensino pré-escolar; cidadania; as instalações escolares são confortáveis e os professores são muito respeitados pelos alunos e pelos seus pais.

Por fim, relativamente a Portugal, observou-se que é necessário respeitar os professores para levar a cabo com êxito qualquer projeto educativo. Por outro lado, a autonomia das escolas implicará uma redução do poder do Ministério da Educação, e o esvaziamento da sua «pesada máquina» burocrática.

Registos fotográficos | Clique aqui



Ciclo de Conversas Digitais

Destaques


"Associações de Arouca debateram em rede”

Roda Viva Jornal


"O amor foi tema de mais uma conferência do Círculo”

Roda Viva Jornal


"'Círculo' entrou no 5.º ano de actividade com recital de Violino e Piano”

Roda Viva Jornal

RECITAL VIOLINO E PIANO”

Blog do Meu Mirante


"V Jornadas: Ciência e Ética uniram estudantes e investigadores”

Roda Viva Jornal


"Não haverá por aí ninguém que possa pôr ordem nisto”

Manuel Brandão Alves,
Roda Viva Jornal

MÚSICA E POESIA PELA LIBERDADE”

Blog do Meu Mirante

Arouca debate “A Floresta de que precisamos”

Roda Viva Jornal

"Conferência em Arouca: «o investimento nas artes não é um investimento nos artistas, mas sim no público»"

Roda Viva Jornal

"IV Jornadas de Ciência (II): Arouca é laboratório vivo"

Roda Viva Jornal

"Projectos dos alunos estiveram em foco nas IV Jornadas de Ciência de Arouca"

Roda Viva Jornal

"Lendas e Histórias de Arouca"

Discurso Direto

"II Jornadas da Floresta em Arouca"

Gazeta da Beira

"Tertúlia do 'Círculo' abordou em Arouca o ensino do futuro"

Roda Viva Jornal

"DOIS ANOS A PROMOVER CULTURA E DEMOCRACIA EM AROUCA"

Do meu mirante

"Investigadores partilham ideias de sustentabilidade em Jornadas das Ciências Sociais em Arouca"

Porto Canal

"JORNADAS DE CIÊNCIA DE AROUCA"

Do Meu Mirante

"Jornadas de Ciências Sociais cumpriram primeiro dia"
"Poesia fechou as Jornadas de Ciência"

Roda Viva

Videogravações das Jornadas da Floresta'17

Registo do último Serão do Círculo por alunos de Multimédia