Conferências de Arouca

Novembro 2016

"Portugal, a Europa e o Mundo" | Francisco SEIXAS DA COSTA

O Embaixador Francisco Seixas da Costa, grande figura da nossa diplomacia, fala-nos de Portugal, na Europa e no Mundo, bem como da Europa e do Mundo, em Portugal, na Conferência de Arouca do dia 19 de novembro de 2016, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Arouca, às 15:00.

A comentar e moderar a Conferência contamos com o Dr. Joaquim Soares dos Reis Brandão, também ele com um rico passado de experiência diplomática.

Francisco Seixas da Costa, tendo exercido ocasionalmente funções governamentais como Secretário de Estado dos Assuntos Europeus (1995-2001), possui um dos mais brilhantes currículos diplomáticos entre as personalidades que representaram, ou representam, o nosso país no exterior. 

Foi embaixador junto das Nações Unidas em Nova Iorque (2001-2002), onde desempenhou os cargos de vice-presidente do Conselho Económico e Social - ECOSOC (2001), de presidente da Comissão de Economia e Finanças da 56.ª Assembleia Geral (2001), de vice-presidente da 57.ª Assembleia Geral (2002), tendo integrado, a convite do secretário-geral, Kofi Annan, o board do UNFIP - United Nations Fund for International Partnerships (2001-2002).

Seguidamente, foi embaixador junto da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (2002-2004), durante a presidência portuguesa da organização, tendo então presidido ao respetivo Conselho Permanente (2002).

Entre 2005 e 2009, foi embaixador de Portugal no Brasil e, entre 2009 e 2013, foi embaixador em França.

A partir de 2012, foi nomeado, cumulativamente, como embaixador representante permanente junto da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e junto da União Latina, também em Paris.

De 1 de fevereiro de 2013 a 31 de janeiro de 2014, dirigiu o Centro Norte-Sul do Conselho da Europa.

Para além do seu percurso profissional, salienta-se que o Embaixador Seixas da Costa é um interessantíssimo contador de estórias, o que podemos apreciar no seu blogue “duas ou três coisas”. Habitualmente também partilha as suas impressões gastronómicas no blogue “ponto come”.

Referências nos Media:
Seixas da Costa em Arouca: "Vivemos no fio da navalha" (Roda Viva jornal online)
"Portugal deve continuar a ser integracionista"
(Diário de Aveiro)

Notícias relacionadas:
Seixas da Costa em Arouca para dar Conferência sobre Portugal, a Europa e o Mundo
Portugal na Europa, reforçando as ligações com África e o Atlântico, defendeu Seixas da Costa

Fotos da Conferência | Vídeo da Conferência