Conferências de Arouca



marco 2015"Mais de dois séculos de políticas florestais erradas" | AMÉRICO MENDES

Américo Mendes é Doutorado pela Universidade do Arizona, nos EUA, em 1995. Desde então é docente na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica (Porto) ocupando, atualmente, a categoria de Professor Associado.

É o coordenador da ATES – Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica (Porto) que inclui cerca de 30 projetos em curso de diversa natureza (formação superior, formação avançada, formação-ação, investigação, observatório social, desenvolvimento comunitário, empreendedorismo social e incubação de empresas sociais e educação e cooperação para o desenvolvimento).

É docente de disciplinas de várias áreas científicas, principalmente nas de Microeconomia e de Economia Social. É o Diretor do Curso de Mestrado em Economia Social e da Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Economia Social. É investigador nas áreas de Economia Social e da Economia e Política Florestal. Foi Diretor Adjunto e Presidente do Conselho Científico da Faculdade. Foi o Coordenador do Curso de Pós-graduação de Economia e Gestão de Organizações Florestais.

Foi professor visitante em Universidades estrangeiras. Foi e é coordenador de vários projetos de investigação em Economia Social e Economia e Política Florestal. Foi membro do Conselho Científico do Instituto Europeu das Florestas. Foi durante 13 anos técnico da CCDRN, onde trabalhou principalmente em projetos de desenvolvimento rural integrado.

Em 1994, foi membro fundador e atual é o Presidente da Direção da Associação Florestal do Vale do Sousa que conta com mais de 600 associados. Em 1992, foi membro fundador da FORESTIS – Associação Florestal de Portugal onde tem ocupado vários cargos diretivos e consultivos, sendo atualmente presidente do seu Conselho Fiscal e membro do seu Conselho Superior. É membro do Conselho Fiscal do Conselho da Fileira Florestal Portuguesa que gere, Portugal, o PEFC, um dos dois principais sistemas de certificação florestal a nível internacional. É Presidente da Direção da Associação para a Certificação Florestal do Tâmega, uma das primeiras associações de certificação florestal de base regional existentes em Portugal.

Tem numerosa obra científica e de divulgação publicada sobre a forma de livro e em revistas da especialidade, destacando-se os seguintes na área florestal:eEm 1996, foi relator do Livro Verde sobre o Setor do CESE – Conselho para a Cooperação Ensino-Superior Empresa; Desde 1996, tem publicado vários artigos científicos e de divulgação sobre o associativismo dos produtores florestais, incluindo um, publicado como capítulo de livro, em 2011, com um estudo comparativo da génese e desenvolvimento das organizações de produtores florestais em oito países europeus; Em 2005, foi o autor da primeira estimativa do Valor Económico Total da floresta portuguesa publicada num livro sobre o valor da floresta nos vários países da bacia mediterrânica. Em 2007, foi autor de vários capítulos sobre a economia e política florestal em Portugal da série de 9 volumes intitulada “Árvores e Florestas em Portugal” editada pelo Público e pela Liga para a Proteção da Natureza.

Em 2009, publicou uma história económica do setor corticeiro em Portugal num livro editado pelo Museu del Suro de Palafrugell (Catalunha). Em 2013, foi responsável pela componente de política florestal do “Estudo Prospetivo sobre o Setor Florestal” editado pela AIFF – Associação para a Competitividade da Indústria Florestal.

Há mais de 30 anos que desenvolve trabalho cívico como voluntário em várias ONG.


Vídeo da Conferência