Conferências de Arouca

Guerra na UcrâniaGUERRA NA UCRÂNIA, Contexto e Implicações
  • Meio ano depois do início da guerra na Ucrânia, importa perceber os contextos, as ações e reações, e as consequências geopolíticas e humanas. Disso tratará esta "Conferência de Arouca", onde são convidadas: Maryna Trepova, cidadã ucraniana, Maria Raquel Freire, Professora catedrática de Relações Internacionais e investigadora da Universidade de Coimbra e Daniela Nascimento, docente e investigadora da mesma universidade, que será a moderadora da sessão.

    Maryna Trepova, que se encontra a residir temporariamente em Arouca, partilhará as suas opiniões e vivências: Como vivem os ucranianos hoje na Ucrânia? O que pensam sobre a guerra, sobre os russos, e o que está a mudar na sua relação com a Rússia? Porque nunca desistirão de lutar pelo seu país?
  • Maria Raquel Freire fará uma intervenção abordando os seguintes tópicos:
    - Enquadrar a invasão da Ucrânia na política externa russa. Que motivações? Que justificações?
  • - Perceber os desenvolvimentos da arquitetura de segurança europeia, enquadrando os acontecimentos atuais neste contexto. Que ordem de segurança europeia? E internacional?
  • - A geopolítica da guerra: Implicações para a Rússia. Consequências para a Ucrânia. Reordenamento ocidental (EUA, NATO, OSCE). O espaço pós-soviético. Breve apontamento sobre China e Turquia.

Breves notas biográficas das oradoras abaixo.

Raquel Freire

Maria Raquel Freire

Maria Raquel Freire, doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Kent, Reino Unido (2002), é 
Professora catedrática de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais da mesma Universidade.
É Coordenadora do Centro de Excelência Jean Monnet PRONE na Universidade de Coimbra (Peace Relations, Ontologies and Narratives in Europe: EU and its Eastern Neighbours | PRONE). É ainda Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. É Presidente da Assembleia da Faculdade de Economia e membro do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Os seus interesses de investigação centram-se nos estudos para a paz, em particular peacekeeping e peacebuilding; política externa, segurança internacional, União Europeia, Rússia e espaço pós-Soviético. Tem várias publicações sobre estas temáticas.


MarynaTetrova



Maryna Trepova
Maryna Trepova é diretora-executiva da empresa IPSM, que presta serviços de consultoria, avaliação e terceirização em Aprovisionamentos e Cadeia Logística. Foi parceira e mentora da Conferência Internacional de Compras e Cadeia Logística na Ucrânia em 2014 e 2019-2020. É voluntária e uma figura pública ativa. Foi uma das ativistas pelas reformas na contratação pública em 2014-2015 na Ucrânia.
Maryna is managing partner and CEO of IPSM company which provides consulting, assessing and outsourcing services in procurement and supply chain. She is co-partner and ideologist of International procurement and Supply Chain conference in Ukraine in 2014 and 2019-2020. Maryna is Leader of CIPS (Chartered Institute of Procurement and Supply) in Ukraine at “House of Knowledge”, approved CIPS tutor and methodologist. Maryna is an active public figure and volunteer. She was one of the civil activists and methodologist of the reforms in public procurement in 2014-2015 in Ukraine.


Daniela Nascimento



Daniela Nascimento
Daniela Nascimento é doutorada em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra. 
É professora Auxiliar no Núcleo de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e investigadora do Centro de Estudos Sociais, integrando a Linha Temática Democracia, Justiça e Direitos Humanos.
Foi Subdiretora para o Ensino Pós-Graduado e Formação Avançada da FEUC. É membro eleito do Conselho Científico da FEUC.
Os seus interesses de investigação centram-se nos Estudos críticos para a paz, reconstrução pós-conflito, direitos humanos, ação humanitária, em especial no contexto Africano e Timor Leste. Tem publicados nestas áreas capítulos em livros e artigos em revistas científicas nacionais e estrangeiras bem como participação em vários projetos de investigação com financiamento nacional e internacional.